quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Semana Missionária das FMM em Martim Longo

Franciscanas Missionarias de Maria regressam a Martim Longo para realizar missão de uma semana

Missao_fmm_martim_longo (4)
Teve início no passado domingo, na paróquia de Martim Longo, uma semana de missão das irmãs Franciscanas Missionarias de Maria (FMM) e dos Amigos do Instituto FMM.
A iniciativa tem como temática “Em busca do Deus vivo”, estende-se até ao próximo domingo, dia 27, e está estruturada em dois níveis: um primeiro nível relativo a grupos de reflexão de vizinhança e um segundo nível de sessões conjuntas.
Missao_fmm_martim_longoO convite para a realização desta ação missionária foi feito pelo presidente da direção nacional dos Amigos do Instituto FMM e pelos responsáveis da comunidade paroquial, o padre Alberto Teixeira e o diácono Albino Martins.
Durante a semana está patente no salão do Centro Paroquial de Martim Longo uma exposição missionária sobre o projeto de cooperação e desenvolvimento Boluka Kua Zua, constituído em 2010 por missionários algarvios a partir do trabalho de preparação, acompanhamento e apoio das irmãs FMM.
Missao_fmm_martim_longo (1)Até domingo o grupo missionário conta com um programa de ação pré-estabelecido, por forma a facilitar o contacto com a comunidade.
No domingo, após a eucaristia, teve lugar à tarde a sessão de abertura da iniciativa com a inauguração da exposição missionária e o lançamento da dinâmica da missão.
Missao_fmm_martim_longo (3)Na segunda-feira realizou-se à tarde uma oração mariana comunitária e à noite encontros de grupos sobre o tema “Onde encontrar a felicidade”.
Ontem, a oração comunitária contou com adoração eucarística, e à noite, realizou-se uma sessão conjunta sobre a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A Alegria do Evangelho) do Papa Francisco.
Hoje, para além da oração comunitária, realiza-se na escola de Martim Longo uma sessão de esclarecimento com uma missionária e os encontros de grupos.
Missao_fmm_martim_longo (2)Amanhã, para além da oração, realizar-se-á uma sessão sobre “A Família” e na sexta-feira será celebrada eucaristia e a sessão será sobre a bula ‘Misericordiæ Vultus’ (Rosto de Misericórdia), do Papa Francisco, de proclamação do Ano Santo da Misericórdia.
No sábado, o dia será para ensaio de cânticos e preparação da eucaristia de encerramento da missão que se celebra no domingo. Na tarde desse dia, realizar-se-á o Encontro Anual dos Amigos do Instituto FMM do Algarve.
As irmãs FMM estiveram em Martim Longo de 1983 a 2011, tendo sido transformada o ano passado em centro pastoral a casa onde habitavam. Também o ano passado encerrou a comunidade de Odiáxere, que se mantinha desde 1998, restando atualmente apenas uma comunidade daquela congregação no Algarve, em Porches, fundada em 1977.

Sem comentários:

Enviar um comentário