quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Testemunho do fim semana missionário de 3 e 4 de dezembro 2016

Foto de Boluka Kua Zua.
Testemunho da nossa voluntária missionária e amiga - Maria Anselmo:

“Nos dias 3 e 4 de dezembro o grupo algarvio Boluka Kua Zua esteve num encontro formativo com o tema: “cultura e relações humanas em missão”, numa casa de comunidade de Poço Barreto, paróquia de Silves.


Participaram neste encontro 11 pessoas, em que as dinâmicas relacionais e as estratégias utilizadas proporcionaram um ambiente de confiança, de alegria, de partilha que facilitou a empatia e a interação no grupo. Assim: A técnica na descoberta do outro, dos seus pontos fortes/constrangimentos, registada por todos os elementos do grupo foi deveras significativa, proporcionando a compreensão e o respeito da diferença, assim como a interpelação para o autoconhecimento. 


A parábola da “Assembleia da carpintaria” fez eco nos corações, na medida em que valoriza a sabedoria e a flexibilidade necessárias para solucionar conflitos, o saber colocar-se no lugar do outro, valorizando sempre os pontos fortes e abandonar os pontos fracos, visto que as relações humanas nem sempre são fáceis.

Foto de Boluka Kua Zua.

Para melhor interiorizar a importância das relações interpessoais e o respeito pela diferença, houve recriação de cenas/ ambientes, resultando o produto final em teatro, música, canto, que criou momentos de grande descontração e alegria. 

Foto de Boluka Kua Zua.
Foto de Boluka Kua Zua.

No domingo de manhã, o grupo participou na Eucaristia na igreja de Silves e a irmã Lurdes e o Hélio divulgaram com muita confiança e audácia a experiência missionária do grupo algarvio Boluka Kua Zua. Também foram distribuídos folhetos informativos e venda de produtos do projeto como: canetas, bolinhas, tshirts… Todos os valores na venda revertem para o projeto de cooperação e desenvolvimento a decorrer em Moçambique. 


Foi um fim de semana bastante significativo, em que o grupo vivenciou um maior crescimento interior e o resgate dos medos, dos julgamentos, dos preconceitos. Gerou-se um clima de calor afetivo, em que todos os elementos participaram de um modo entusiasta, revelando uma grande fidelidade ao espírito de missão, com uma vontade férrea de prosseguir caminhos e assumir compromissos… “
Foto de Boluka Kua Zua.

Sem comentários:

Enviar um comentário