Plano de Actividades

 Plano de atividades 2014-2015
  • Formação Missionária (FMM- Franciscanas Missionárias de Maria em Porsches e FEC-Fundação Fé e Cooperação);
  •  Exposição Missionária Itinerante em vários concelhos do Algarve (registos fotográficos de todas as Missões);
  • Festa Missionária;
  •  Partilha da experiência missionária, sempre que convidados;
  • Tertúlias;
  • Atividades para angariação de fundos;
  • Projetos de apadrinhamento ao nível da Educação e alimentação em Moçambique.

 Plano de atividades 2011 a 2013
  • Formação Missionária (FMM- Franciscanas Missionárias de Maria em Odiáxere e FEC-Fundação Fé e Cooperação);
  •  Envio de Missionários para Angola, Moçambique e Portugal/Tavira- Cachopo;
  • Partilha da experiência missionária em Escolas, Igrejas, grupos de catequese, grupos de jovens, entre outros;
  • Atividades para angariação de fundos;
  • Projetos de apadrinhamento ao nível da Educação e alimentação em Moçambique.
 


Plano de Actividades 2010-2011
Projecto de Cooperação para o Desenvolvimento: Bairro Alto da Manga/Beira/Moçambique
Boluka Kua Zua- O Nascer do Sol em Moçambique

1. Introdução

     Tendo em conta que mais de metade da população de Moçambique não é só pobre, mas absolutamente pobre, devemos pois zelar por estes “pobres entre os mais pobres”, as crianças órfãs, abandonadas e perdidas, os deficientes e idosos, as vitimas de doença, sobretudo do HIV/SIDA, e todos aqueles que não conseguem o sustento para ter uma boa saúde e realizarem as suas actividades normais, não acedendo ao alimento necessário para dispor de energia suficiente para tal, consigam de nós obter um sinal de esperança e mais, uma ajuda eficaz que atenue este estado de coisas.
      A fome, considerada como a situação inferior ao limiar mínimo de calorias necessárias à “vida normal”, abraça aproximadamente 70% da população, repercutindo inclementemente na evolução de Moçambique como país.


      Devemos pois apresentar soluções proporcionais às necessidades encontradas, tendo como finalidade transmitir mais justiça e amor ao dia-a-dia dos mais necessitados, capacitando e mobilizando as pessoas nesse sentido. Encaramos assim o Voluntariado como uma resposta de desenvolvimento. Mas afinal, em que consiste o Voluntariado? O Voluntariado é uma forma de contribuição para a melhoria da qualidade de vida, prestada por indivíduos de um modo solidário e organizado. Esta prática implica a doação de tempo, trabalho e talento em prol dos outros, de uma forma livre, não remunerada, baseando-se na tomada de consciência das desigualdades, com vista à mudança social. (...) Consideramos que a participação de cada um de nós neste processo é fundamental para a criação de sinergias e sentido de solidariedade, encaminhando-nos para uma comunidade mais justa e interdependente.


     De igual modo, nas acções de voluntariado, surpreendemo-nos com o enriquecimento que obtemos, ou seja, com os depósitos de felicidade que angariamos, por tudo o que se vive nessa troca de afectos em cada relação humana que se estabelece.(...)

     A nossa entrega ao outro, a partilha, a veracidade no nosso modo de estar e de sentir é como a boa semente que é lançada à terra, que cresce e dá bom fruto. 
      Assim é, tudo o que é feito com Amor!
    O Amor abre caminhos que estavam fechados. Decora as casas e os edifícios interiores de cada um de nós. Jamais seremos os mesmos depois de tocados por este sentimento. O Amor é a vacina que todos deveríamos procurar e administrá-la em nós para combater as doenças da humanidade. E depois o abraço, gesto tão comum naquelas paragens, simboliza também a fusão num só mundo, num só sentimento.

Mas porquê o Bairro do Goto e o Alto da Manga, na cidade da Beira, Moçambique?
Como chegámos até aqui?
Nós, Ana Poupino, Assistente Social, Daniela Luz, Educadora Social e Miguel Pereira, Gestor de Recursos Humanos, sensibilizados coma s questões de pobreza extrema e preocupados com a defesa da dignidade e dos direitos humanos, procuramos contribuir e fazer algo de concreto neste sentido.
Um sonho, uma vontade de colaborar e partilhar o que a vida nos concedeu, não só a nível profissional como também pessoal... O querer viver realmente as situações de perto com os nossos próprios olhos e coração, o multiplicar o AMOR e sentir a dor de um povo que clama... aprender com a simplicidade desta gente, trocar experiências, crescendo juntos!

A escolha de Moçambique deveu-se ao facto de ser um país precisa de apoio, pelo que ouvíamos sobre as características deste povo, que logo nos encantava, pela sua diversidade cultural e pela sua beleza natural e biodiversidade; sentimos que deveria ser Moçambique.

Assim sendo, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria (FMM) de Odiáxere, Lagos, Diocese do Algarve, mostraram-se disponíveis a apoiarem-nos neste nosso grande objectivo, que fez tornar-nos um grupo.

De acordo com as nossas aptidões, interesses e com as necessidades da população moçambicana, fomos enviados para a cidade da Beira, Aldeia da Manga, onde esta Congregação presta o seu serviço missionário. Com um método de trabalho muito bem organizado, fizeram-nos ver quais as reais dificuldades da Aldeia da Manga (que são quase as mesmas que se verificam em todo Moçambique).

As FMM do Bairro Alto da Manga, desenvolvem nesta comunidade um trabalho notável, considerando o contexto e os escassos recursos disponíveis. Contribuem com respostas que vão ao encontro das reais necessidades da população, tendo por missão promover a autonomia da população e torná-las agentes participativos no seu processo de mudança. Para além disso, a sustentabilidade dos projectos e das respostas sociais criadas são uma condição essencial para a continuidade do trabalho desenvolvido. Esta é uma organização adequada que nasce da própria comunidade, muito laboriosa e empreendedora que, pela sua acção, nos apercebemos com facilidade das reais dificuldades desta zona do país (..)

Desta forma e de acordo com as nossas disponibilidades, ficou acordado que a Ana e o Miguel participariam por um mês e a Daniela por 5 meses (de Agosto até meados de Dezembro de 2010). No entanto, para além deste marco temporal de intervenção no “terreno”, iremos continuar a trabalhar em conjunto, com o intuito de prestar alguns instrumentos a este povo, para que possam pouco a pouco alcançar uma autonomia no seu plano de vida, em estreita colaboração com as FMM de Portugal e Moçambique.

Assim, unidos neste sentimento de sensibilidade solidária e de serviço, escutando a voz da consciência e da responsabilidade, emergimos como grupo. Procuramos que numa frase contivéssemos o estar deste país e representasse a nossa acção; baptizamos então o nosso grupo com o nome que sentimos que nos identificava; uma curta frase em Sena, dialecto falado por cerca de um milhão de pessoas: “BOLUKA KUA ZUA – O Nascer do Sol”.

Após conhecermos a realidade da comunidade e num diálogo constante e aberto com as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, estabelecemos prioridades nas seguintes áreas:
ü  Centro de Saúde Nhaconjo (Bairro Alto da Manga);
ü  Jardim Infantil da Manga;
ü  Internato Pio X;
ü  Instituto de Deficientes Visuais da Beira (IDV), Bairro do Goto, gerido pelos Padres dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

No entanto, foi germinando no grupo a necessidade de elaborar um projecto mais profundo para concretizar / atingir mais facilmente os objectivos, que passam sobretudo por promover a autonomia e criar novas formas de sustentabilidade, através de um planeamento de actividades, bem como da articulação sistemática com as FMM e os Padres dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

2. Metodologia

Para a elaboração do presente projecto, regemo-nos por uma estrutura, que dividimos por fases, pelo que consideramos importante destacar:
-Enquadramento metodológico, onde explicamos os métodos e técnicas adoptados e a sua adequação ao contexto.
Diagnóstico, onde constam os indicadores de caracterização da área e do contexto onde iremos desenvolver o projecto, bem como as problemáticas específicas de cada área.
Apresentação do projecto, conjunto de actividades que pretendemos desenvolver tendo em conta os recursos, objectivos gerais e específicos, entre outros aspectos.


3Enquadramento de Contexto e Diagnóstico: Moçambique é um país com muitas potencialidades, mas com grandes desigualdades sociais. Um pais vasto com cerca de 799.380 Km2, aproximadamente vinte  milhões de habitantes e uma esperança média de vida que ronda os 42 anos.(...), e elevada taxa de analfabetismo. (...) A Cidade da Beira é a capital da Província de Sofala e é o segundo maior centro urbano do país depois de Maputo.



De acordo com a UNICEF, Moçambique é povoado por uma vasta camada jovem, com 10 milhões de crianças, ou seja, metade da população total de 20 milhões. Grande parte do povo moçambicano vive em zonas rurais, sobrevive através da agricultura de subsistência. Porém, as secas no interior do país despoletaram o êxodo rural, que teve consequências ambientais adversas, como é o exemplo da desertificação e da poluição das águas superficiais.


(...) Os desastres naturais, como as constantes cheias e as secas afectam a vida dos mais vulneráveis, agravando-se a situação de doenças (HIV/SIDA e Malária). (...) Elevada taxa de mortalidade infantil em crianças com menos de cinco anos(...). A má nutrição afecta uma grande parte das crianças, sobretudo as órfãs, ficando estas ainda mais vulneráveis quando acumulam como herança o HIV. Efectivamente, o HIV/SIDA é a grande ameaça para o desenvolvimento de 15% da população nacional (...). A malária por sua vez é a principal causa de morte nas crianças, afectando cerca de 33,2% de crianças com menos de cinco anos.(...)


A desnutrição crónica tem várias causas entre elas a dificuldade de acesso a água e ao saneamento, a insegurança alimentar, a maternidade precoce, as diarreias, a malária, as infecções respiratórias bem como a fraca cobertura dos programas de vacinação.(...)


3.1. Caracterização dos serviços da Comunidade FMM- Franciscanas Missionárias Maria e dos Sagrados Corações de Jesus e Maria:(descrito no blog cada uma das valências, suas problemáticas e projectos):
- Centro de Saúde da Manga – Nhaconjo
- Centro Nutricional Maria da Paixão
- Gabinete Psicossocial- HIV
- Jardim Infantil da Manga
- Internato Pio X